O jogo "Trilha dos Inteiros" foi extraído do artigo "Jogos e materiais manipulativos no ensino da matemática para o ensino fundamental" de autoria de Henrique Moura Fietz e Sílvia L. S. Martins. A trilha é apresentada na Figura 1.
Figura 1 - Trilha dos inteiros.
Fonte: Arquivo pessoal.
Material para construção:
* 1 cartolina branca;
* 1/2 cartolina azul para as fichas;
* 1/2 cartolina rosa para as fichas;
* Régua;
* Canetas hidrocor;
* Lápis de cor para colorir;
* 1 moeda;
* 1 dado;
* 1 ampulheta.
Construção:
Em uma cartolina inteira
construir a trilha dos inteiros, como uma “escadinha” de 4x2 cm,
conforme a Figura 1. Dentro de cada quadrado de 2x2 será escrito um número, de -20 a
20, sendo que o zero ficará sozinho, bem no centro da escada.
Na cartolina azul cortar 18 fichas de 4x10cm. O mesma deverá ser feito na cartolina rosa. Serão 36 fichas no total. Nessas fichas constarão as tarefas que os jogadores deverão cumprir e que
serão sorteadas a cada rodada. As tarefas serão do tipo: “vá
para o oposto deste número”; “some -10”; “subtraia 15”.
Embora o tabuleiro apresente 40 "casas" foram construídas 36 fichas porque em 4 "casas" aleatórias forma colocadas instruções diretamente no tabuleiro. Na Figura 1 pode-se perceber que nas casas -18 e 9 está escrito "Passe a vez" e nas casas -11 e 14 "Fique uma rodada sem jogar".
Instruções para jogar:
Em grupos de até 5 jogadores, cada grupo receberá um tabuleiro, um marcador por jogador, uma ampulheta, uma moeda, um
dado e 36 fichas com as tarefas. O dado indicará o número de casas que irá caminhar e a moeda a direção, sendo cara “subir” e
coroa “descer”. Como a moeda que dá a direção do marcador é trabalhado também o conceito de módulo de um número.
Cada aluno lança o dado e a moeda e tira uma
ficha. O aluno deverá realizar o cálculo e ir até a casa correspondente ao resultado antes do tempo da ampulheta acabar. Vence a partida aquele que chegar primeiro ao fim, os alunos
deverão fazer o registro das atividades em uma folha. A partida do jogo será do zero.
Por exemplo: o Jogador A tira no dado o número 3 e na moeda coroa. Ele andará até a casa -3. Depois que os jogadores jogarem, ele novamente lançará o dado e a moeda, dessa vez saíra 5 no dado e Cara na moeda, logo ele deverá ir até a casa número 2.
Reflexão acerca do jogo:
1) Quais podem ser os objetivos deste jogo?
* Praticar operações de soma e subtração;
* Compreensão do conceito de número oposto;
* Compreensão do conceito de módulo de um número;
* Desenvolver cálculos mentais.
2) É pertinente para sala de aula?
Sim, já que com este jogo o aluno tem a possibilidade de praticar o cálculo com números inteiros através de uma atividade lúdica.
3) Quais são os conteúdos que pode abranger?
* Soma e subtração;
* Regra de sinais;
* Número oposto.
4) Quais habilidades pode desenvolver nos alunos?
* Respeito aos colegas;
* Interação com os colegas;
* Autonomia;
* Socialização.
Nas Figuras 2, 3, 4, 5 e 6 apresento momentos da construção deste jogo na oficina..
Figura 2 - Inês construindo a trilha.
Fonte: Arquivo pessoal.
Figura 3 - Henrique e Elisane construindo a trilha.
Fonte: Arquivo pessoal.
Figura 4 - Vítor, Henrique e Otacílio jogando.
Fonte: Arquivo pessoal.
Figura 5 - Elisane, Henrique, Otacílio e Vítor jogando.
Fonte: Arquivo pessoal.
Figura 6 - Marta, Luciano, Inês e Marion jogando.
Fonte: Arquivo pessoal.
Referências:
FIETZ,
Henrique Moura. MARTINS, Sílvia Letícia Shardozim. Jogos
e Materiais Manipulativos para o ensino da Matemática para o Ensino
Fundamental.
Disponível em
http://www.pucrs.br/edipucrs/erematsul/minicursos/jogosemateriaismanipulativos.pdf
Acesso em 10/11/2013 às 20:09 horas.
Relato escrito em 15/12/2013.
Daniele Bracher
Acadêmica do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática pela
Universidade Federal de Pelotas - UFPel
ainda não entendi a parte das fichas. O que exatamente tenho que escrever nelas?
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