Outra atividade desenvolvida no 2º encontro da oficina de jogos e materiais concretos em matemática foi o material concreto Discos de Frações. O mesmo consiste em um círculo dividido igualmente em x partes, dependendo da fração que se quer representar, conforme representado na Figura 1.
Figura 1 - Discos de Frações
Fonte: Arquivo pessoal.
Material necessário para construção:
* Folhas de EVA;
* Réguas;
* Compasso;
* Transferidor;
* Tesoura;
* Lápis.
Construção:
1º Desenhar círculos de mesmo raio, tantos quanto se quer fracionar. Durante a oficina foram construídos 8 discos, logo 8 círculos de 16 cm de diâmetro (ou de 8 cm de raio); (Figura 2)
2º Traçar com o lápis o raio do círculo. A partir daí dividir os 360º do círculo pelo denominador da fração, isso para descobrir o ângulo de cada "fatia" do disco. Por exemplo: para representar a fração 1/6 é necessário dividir 360º/6, que será o ângulo de cada 1/6, no caso 60º.
3º Com o ângulo de cada parte do disco deve-se marcar com o transferidor a medida exata do ângulo, a partir do raio traçado anteriormente.
4º Com todas as "fatias" traçadas deve-se recortá-las.
Figura 2 - Discos de Frações
Fonte: Arquivo pessoal.
Atividades dirigidas:
a) Utilizando os discos
de frações escreva que fração representa cada parte com relação
ao todo.
Seria escrever na fatia 1/2; 1/3; 1/4; 1/5; 1/6; 1/8; 1/9; 1/12.
b) Utilizando os discos
comparar as frações, sobrepondo um ao outro, para o entendimento do
conceito de frações equivalentes. Quais são as frações
equivalentes?
Através da sobreposição o conceito de equivalência fica mais claro. Lembrando que duas frações serão equivalentes quando representarem a mesma parte do todo, por exemplo 1/3 e 2/6.
c) Utilizando os discos
resolver as operações:
1) 1/2 + 1/3 = 5/6
2) 1/2 – 1/4 = 1/4
3) 2/3 + 1/6 = 5/6
4) 1/2 – 1/3 = 1/6
Para resolver operações de soma de frações através dos discos basta colocar as "fatias" que as representam lado a lado, como se fossem formar o inteiro. Daí deve-se verificar qual é a fração que "cabe" na representação formada pela soma.
Para as operações de subtração deve-se colocar a "fatia" da fração subtraendo em cima da minuendo e ai verificar qual é a fração que "cabe" no resto.
Reflexão acerca
do material concreto Disco de Frações:
1) Quais podem ser os
objetivos deste material concreto?
* Compreender que as frações representam uma parte de um todo;
* Compreender/construir o conceito de frações equivalentes;
* Representar a fração;
* Compreender o conceito de ângulo;
* Praticar a utilização do compasso e do transferidor.
2) É pertinente para a
sala de aula?
Sim, pois os alunos costumam ter dificuldade para entender que as frações são parte de um todo e com o material concreto esse entendimento fica mais claro.
3) Quais são os conteúdos
que pode abranger?
* Soma e subtração de Frações;
* Equivalência de Frações;
* Ângulos.
4) Quais habilidades pode
desenvolver nos alunos?
* Interação;
* Autonomia.
Nas Figuras 3, 4, 5 e 6 são apresentados momentos do 2º encontro da oficina.
Figura 3 - Profº Rogério, orientador do projeto, Arlete, Otacílio e Vítor.
Fonte: Arquivo pessoal.
Figura 4 - Henrique, Carlos Fernando, Marion, Andréia e Elisane.
Fonte: Arquivo pessoal.
Figura 5 - Fatias dos Discos de Frações
Fonte: Arquivo pessoal.
Figura 6 - Luciano, Inês, Marta e o orientador do projeto Profº Rogério.
Fonte: Arquivo pessoal.
Relato escrito em 14/12/2013.
Daniele Bracher
Acadêmica do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática pela
Universidade Federal de Pelotas - UFPel
legal muito bom.
ResponderExcluirlegal muito bom.
ResponderExcluirLegal muito bom.
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