Durante o 2º encontro da oficina de jogos e materiais concretos em Matemática foi proposta a construção do jogo "Tabuleiro das Potências". A essência deste jogo foi extraída do artigo "Jogo no Ensino de Potências de Números Inteiros" de Madruga e Silva. Na Figura 1 encontra-se o tabuleiro e o dado construído.
Figura 1 - Tabuleiro das Potências
Fonte: Autoria própria.
Material necessário para construção:
* 1 cartolina;
* Canetas Hidrocor coloridas;
* Régua;
* Molde para construção de dado;
* Tesoura;
* Cola branca.
Construção:
Desenhar em
uma cartolina inteira uma trilha com as características da Figura 1. Essa trilha é somente um modelo, ela poderá ser construída com outras características, como em
curvas. Mas, seguindo o modelo da Figura 1, serão 12 quadrados
de 5x5
cm na parte superior e inferior e nos lados 9 quadrados
de 5x5
cm.
Dentro desses quadrados serão escritas operações algébricas envolvendo potências, por exemplo x² +3 ou x³ - 5.
Lembrando que o resultado da operação não deverá apresentar
números maiores que 30, se não o jogador irá imediatamente
para o final do tabuleiro e
não praticará mais jogadas.
Deverá ser construído
ainda um dado com as faces 1; 2; 3; -1; -2 e -3.
Instruções para jogar:
O
jogo deve ser jogado em duplas ou com até cinco participantes por
tabuleiro. Lança-se o dado e substitui-se o número do dado na
primeira expressão, por exemplo, se sair o número -1, substitui-se
na expressão (x²-3) => -1² -3 => -2, nesse caso o aluno
retornaria 2 casas, como está no início do tabuleiro, permanecerá
onde está. Se saísse 3 no dado, substituindo na expressão (x²-3)
=> 3² -3 => 6, nesse caso o aluno andaria 6 casas com o
marcador. Vence o jogo aquele que chegar primeiro ao final da trilha.
Para
o registro das jogadas é interessante montar uma tabela:
Dado
|
Expressão
|
Resultado
|
|
1ª
Jogada
|
|||
2ª
Jogada
|
|||
3ª
Jogada
|
|||
4ª
Jogada
|
|||
5ª
Jogada
|
|||
6ª
Jogada
|
|||
7ª
Jogada
|
|||
8ª
Jogada
|
|||
9ª
Jogada
|
|||
10ª
Jogada
|
Reflexão
acerca do jogo:
1)
Quais podem ser os objetivos deste jogo?
* Praticar operações algébricas com potências;
* Praticar regra dos sinais;
* Desenvolver cálculos mentais.
2)
É pertinente para sala de aula?
Sim, já que com este jogo o aluno tem a possibilidade de praticar o cálculo com potências através de uma atividade lúdica.
3)
Quais são os conteúdos que pode abranger?
* Soma, subtração, multiplicação e potências;
* Regra de sinais.
4)
Quais habilidades pode desenvolver nos alunos?
* Respeito aos colegas;
* Interação com os colegas;
* Autonomia;
* Socialização.
Nas Figuras 2, 3 e 4 apresento os grupos da oficina com o jogo construído.
Figura 2 - Participantes Luciano, Inês e Marta
Fonte: Autoria própria.
Figura 3 - Participantes Henrique, Carlos, Marion, Andréia e Elisane.
Fonte: Autoria própria.
Figura 4 - Participantes Arlete, Otacílio e Vítor.
Fonte: Autoria própria.
Referências:
MADRUGA,
Adelson Carlos. SILVA, Elizangela Mário da. Jogo
no Ensino de Potências de Números Inteiros:
Um Relato de Experiência. III Encontro Regional em Educação
Matemática. UFPB Disponível em
http://www.sbemrn.com.br/site/III%20erem/relatos/doc/RE_Madruga_e_Silva.pdf
Acesso em 29/10/2013 às 13:14 horas.
Relato escrito em 08/12/2013.
Daniele Bracher
Acadêmica do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática pela
Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Nenhum comentário:
Postar um comentário