domingo, 8 de dezembro de 2013

2º Encontro da oficina - Construção do "Tabuleiro das Potências"

Durante o 2º encontro da oficina de jogos e materiais concretos em Matemática foi proposta a construção do jogo "Tabuleiro das Potências". A essência deste jogo foi extraída do artigo "Jogo no Ensino de Potências de Números Inteiros" de Madruga e Silva. Na Figura 1 encontra-se o tabuleiro e o dado construído.

Figura 1 - Tabuleiro das Potências
Fonte: Autoria própria.

Material necessário para construção:
* 1 cartolina;
* Canetas Hidrocor coloridas;
* Régua;
* Molde para construção de dado;
* Tesoura;
* Cola branca.

Construção:
Desenhar em uma cartolina inteira uma trilha com as características da Figura 1. Essa trilha é somente um modelo, ela poderá ser construída com outras características, como em curvas. Mas, seguindo o modelo da Figura 1, serão 12 quadrados de 5x5 cm na parte superior e inferior e nos lados 9 quadrados de 5x5 cm.
Dentro desses quadrados serão escritas operações algébricas envolvendo potências, por exemplo x² +3 ou x³ - 5. Lembrando que o resultado da operação não deverá apresentar números maiores que 30, se não o jogador irá imediatamente para o final do tabuleiro e não praticará mais jogadas.
Deverá ser construído ainda um dado com as faces 1; 2; 3; -1; -2 e -3.

Instruções para jogar:
O jogo deve ser jogado em duplas ou com até cinco participantes por tabuleiro. Lança-se o dado e substitui-se o número do dado na primeira expressão, por exemplo, se sair o número -1, substitui-se na expressão (x²-3) => -1² -3 => -2, nesse caso o aluno retornaria 2 casas, como está no início do tabuleiro, permanecerá onde está. Se saísse 3 no dado, substituindo na expressão (x²-3) => 3² -3 => 6, nesse caso o aluno andaria 6 casas com o marcador. Vence o jogo aquele que chegar primeiro ao final da trilha.

Para o registro das jogadas é interessante montar uma tabela:


Dado
Expressão
Resultado
1ª Jogada



2ª Jogada



3ª Jogada



4ª Jogada



5ª Jogada



6ª Jogada



7ª Jogada



8ª Jogada



9ª Jogada



10ª Jogada




Reflexão acerca do jogo:
1) Quais podem ser os objetivos deste jogo?
* Praticar operações algébricas com potências;
* Praticar regra dos sinais;
* Desenvolver cálculos mentais.

2) É pertinente para sala de aula?
Sim, já que com este jogo o aluno tem a possibilidade de praticar o cálculo com potências através de uma atividade lúdica.

3) Quais são os conteúdos que pode abranger?
* Soma, subtração, multiplicação e potências;
* Regra de sinais.

4) Quais habilidades pode desenvolver nos alunos?
* Respeito aos colegas;
* Interação com os colegas;
* Autonomia;
* Socialização.

Nas Figuras 2, 3 e 4 apresento os grupos da oficina com o jogo construído.

Figura 2 - Participantes Luciano, Inês e Marta
Fonte: Autoria própria.


 Figura 3 - Participantes Henrique, Carlos, Marion, Andréia e Elisane.
Fonte: Autoria própria.

Figura 4 - Participantes Arlete, Otacílio e Vítor.
Fonte: Autoria própria.

Referências:

MADRUGA, Adelson Carlos. SILVA, Elizangela Mário da. Jogo no Ensino de Potências de Números Inteiros: Um Relato de Experiência. III Encontro Regional em Educação Matemática. UFPB Disponível em http://www.sbemrn.com.br/site/III%20erem/relatos/doc/RE_Madruga_e_Silva.pdf Acesso em 29/10/2013 às 13:14 horas.

Relato escrito em 08/12/2013.

Daniele Bracher
Acadêmica do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática pela
 Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Nenhum comentário:

Postar um comentário