sexta-feira, 5 de junho de 2020

Mensagem criptografada no Dia Mundial do Meio Ambiente - Matemática


DESAFIO! Qual é a mensagem?

            A criptografia é definida no dicionário PRIBERAM como “escrita secreta, em cifra, isto é, por meio de abreviaturas ou sinais convencionais”. Logo, entende-se que a Criptografia sirva como uma maneira de esconder o que se quer dizer. A criptografia é muito utilizada, principalmente nos ambientes virtuais, garantindo a segurança das informações no envio de mensagens ou transações bancárias. 

O whatsapp, por exemplo, utiliza esse recurso (imagem abaixo). Nisto o aplicativo nos avisa que a mensagem está segura e não será interceptada. 
Fonte: Google Imagens

Mas, a utilização da criptografia vem desde a antiguidade, o caso mais famoso é do Imperador Júlio César que utilizava uma espécie de criptografia quando enviava mensagens, trocando a letra do alfabeto por três letras a frente, por exemplo, se a letra era A, ele escrevia D e assim por diante. Muitas pessoas desenvolvem códigos para poder conversar com os amigos secretamente ou ainda para escrever em um diário, pode ser que você já tenha feito isso. 

Fonte: Google Imagens


Existe um site que aplica a criptografia por substituição, https://www.sccs.swarthmore.edu/users/03/julieg/hw14cipher.html Nele é possível escrever uma frase e ele cifra a frase conforme o comando.

Abaixo temos uma tabela de correspondência entre letras e números, observe-a, o a vale 26, o b 25 e assim por diante. Logo, se fosse escrever OTTO BECKER usaria os números 12-7-7-12 / 25-22-24-16-22-9 conforme a tabela. Observe que o hífen - apenas separa as letras, enquanto a barra / separa as palavras. 

Para dificultar a leitura de uma mensagem podemos escrevê-la em forma do resultado de uma expressão algébrica.  Em nosso exemplo, utilizando a expressão y=3x-1, substituiríamos o número do alfabeto de correspondência pelo x da expressão. Então OTTO BECKER criptografado pela expressão ficaria: 35-20-20-35 / 74-65-71-47-65-26.
A tarefa que lhe cabe é desvendar a mensagem abaixo, sabendo que cada letra está representada pelo resultado y.

Dica: substitua o y pelo valor da letra da mensagem, que é o resultado dessa expressão algébrica. Encontrando o valor de x, que será correspondente à letra na tabela de correspondência entre letras e números. Qual é a mensagem?

Em 2019 uma atividade semelhante foi publicada nos Anais do V Simpósio do Programa de Pós Graduação no Ensino de Ciências e Matemática, segue link para download do resumo. https://drive.google.com/file/d/0B2gyzscI9QBkdldkTzl1X2R3aUFPYURUZ296M1k1OXlWay04/view  Na atividade para o 9º ano não utilizei o termo função, pois eles ainda não viram esse conteúdo.

Fiz um vídeo no YouTube decifrando a mensagem, segue link https://youtu.be/bdwSLfkKQrE



Como referenciar essa postagem

BRACHER, Daniele. Mensagem criptografada no Dia Mundial do Meio Ambiente - Matemática. In: Blogger: Estudos da Dani. São Lourenço do Sul - RS, 05 Jun. 2020. Disponível em <http://voutecontaraprendizagem.blogspot.com/2020/06/05-de-junho-dia-mundial-do-meio.html>  Acesso em:

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