Atividade alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente na disciplina de Matemática para os alunos da EMEF Otto Becker, com intuito de promover o consumo consciente d'água, esse recurso natural fundamental à vida.
Vídeo sobre a atividade em https://www.youtube.com/watch?v=Iz_nOz9ZLTc&t=4s
O texto abaixo foi adaptado de: Sampaio, Fausto Arnaud. Trilhas da Matemática, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2018 –p.73. Os exercícios propostos também são desse livro.
O consumo de água!
A água é um dos recursos
naturais mais importantes da Terra. Todas as formas de vida que conhecemos no
nosso planeta dependem da água, mas uma parcela da população mundial, cerca de
uma em cada sete pessoas, não tem acesso à quantidade diária mínima de água
para suprir suas necessidades.
Se dividíssemos toda a
água que existe na Terra em 40 partes e pegássemos apenas uma dessas partes,
essa parte seria o que chamamos de água doce. É da água doce que obtemos a água
potável, adequada para ser bebida. Ela é encontrada em rios, lagos, geleiras e
abaixo do solo, por conter quantidades muito pequenas ou quase nulas de sal é
adequada para a higiene pessoal, cozimento de alimentos, irrigação de
plantações, entre outras atividades. Além disso, a água doce é um recurso
natural que se renova, mas essa renovação obedece a um ciclo que depende entre
outros fatores da precipitação, ou seja, da chuva. A semana passada foi uma
semana de alívio, pois estávamos a meses sofrendo as consequências da estiagem
em nossa região. A água doce é essencial para inúmeras necessidades e
atividades humanas, portanto devemos preservá-la. Sua preservação pode ser
feita evitando o desperdício e o uso exagerado. Veja abaixo o consumo de água
por dia de uma pessoa em algumas atividades básicas:
Fonte: Sampaio, Fausto Arnaud. Trilhas
da Matemática, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2018 –p.73
De acordo com a OMS (Organização Mundial da
Saúde), são necessários entre 50 e 100 litros de água por pessoa, por dia para
assegurar as necessidades mais básicas e minimizar os problemas de saúde. Note
que os números que foram mostrados não incluem atividades também básicas, como
lavar louça, roupas, cômodos da casa ou outras atividades que utilizem água.
Assim uma pessoa pode consumir facilmente mais do que a quantidade recomendada
de água por dia. Ainda mais nesses tempos de pandemia, quando devemos lavar as
mãos seguidamente por pelo menos 20 segundos. A água é patrimônio da Terra e de
todos os seres vivos. Assim, todas as pessoas têm direito à água e o dever de
preservá-la e utilizá-la de forma consciente. Veja o que você pode fazer para
evitar o desperdício:
Fonte: Sampaio, Fausto Arnaud. Trilhas
da Matemática, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2018 –p.73
Questões a respeito do texto:
11) Considere
uma pessoa que utiliza diariamente 84 litros de água, conforme citado no
exemplo do texto e mais 5 litros para lavar a louça e 6 litros para lavar a
casa. Essa pessoa usa quantos litros de água por mês nessas atividades? Considerando que o mês tem 30 dias.
22) Se
essa mesma pessoa também lava roupa duas vezes por mês, em uma máquina de lavar
que gasta 120 litros de água em cada utilização, podemos considerar que essa
pessoa utiliza quantos litros de água por dia?
33) Segundo,
a OMS, essa pessoa usa diariamente mais água do que deveria em suas atividades
básicas? Se sim, quantos litros a mais de água por dia?
44) Se
essa pessoa sempre utilizasse a água usada pela máquina de lavar roupas para
lavar a casa, quanto ela economizaria de água em um mês? Nessas condições qual
seria o seu gasto diário de água? Esse gasto está dentro dos valores
recomendados pela OMS?
5) Note que se a pessoa descrita no item anterior tomasse
mais de um banho por dia ou gastasse muita água em qualquer outra de suas
atividades básicas, ela ultrapassaria o uso de água diário recomendado pela
OMS. Em quais outras atividades do seu dia a dia você usa água? Você acha que
pode utilizar menos água em alguma delas? Quais? Converse com seus familiares,
como é possível economizar água em sua casa ou na comunidade? Anote suas
respostas.
Desafio! No primeiro parágrafo do texto é
apresentada a proporção de uma parcela da população mundial que não tem acesso à
água, represente essa proporção por meio de um desenho, pintando a parte
referente àquela que não tem acesso. (Introdução às frações para o 6º ano).
Como referenciar este post:
BRACHER, Daniele. 05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente - Matemática. In: Blogger: Estudos da Dani. São Lourenço do Sul - RS, 04 Jun. 2020. Disponível em <http://voutecontaraprendizagem.blogspot.com/2020/06/05-de-junho-dia-mundial-do-meio.html> Acesso em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário