Bom dia!!!
No mês de Agosto de 2019 encerra-se mais uma edição do vídeocurso "Educação e Sexualidade: dos currículos escolares aos espaços educativos" promovido pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e do qual estou participando como cursista.
Sabe-se que a temática é de suma importância no contexto educacional, como estratégia de promoção do respeito, da autonomia e da cidadania dos estudantes.
A atividade final do curso solicitou a construção de um RED - Recurso Educacional Digital, segundo informações do próprio curso, um RED é "todo e qualquer recurso produzido com o apoio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e voltado a
processos de ensino e aprendizagem."
Dessa forma, optei por desenvolver uma apresentação de slides que apresentasse o desenvolvimento de uma atividade sobre Gênero e Identidade em sala de aula. Segue abaixo roteiro dessa atividade:
TAREFA 1. Pesquisa dos conceitos "Gênero" e "Identidade" na internet, seja nos laboratórios de informática ou nos próprios smartphones dos alunos;
GÊNERO:
“Agrupamento de
seres ou objetos que têm entre si características comuns.”
Dicionário Priberam
“A noção de gênero é entendida aqui como
relações estabelecidas a partir da percepção social das diferenças biológicas
entre os sexos.” (Scott,
1995
apud Anjos, 2000, p. 274).
IDENTIDADE:
“Circunstância de um indivíduo ser aquele
que diz ser ou aquele que outrem presume que ele seja.” Dicionário Priberam
“A identidade é constituída pelas relações
sociais já na primeira infância, quando internalizamos valores e absorvemos
papéis que nos são apresentados.” (Paulino-Pereira, Santos e Mendes. 2013, p.4);
TAREFA 2. Os alunos deverão assistir a animação "Minha vida de João", o qual apresenta na história alguns dilemas de adolescência e uma borracha que apaga as
vontades de João e um lápis que desenha o tido como “correto” para a sociedade. E a partir deste deverão debater no grande grupo, com a mediação do professor, temas como a construção do sujeito social, preconceito, relações de poder, sexualidade, diversidade e cidadania.
TAREFA 3. Dinâmica de afirmação/ empoderamento
- Cada aluno receberá um balão e uma cartão onde deverá escrever uma mensagem de afirmação/ empoderamento.
- Após, devera enrolar o cartão com a mensagem e colocar dentro do balão.
- Então, em um círculo, os alunos deverão encher os balões e jogá-los para cima, de forma que troquem os balões.
- A partir disso, cada aluno irá estourar o balão que pegou e ler a mensagem do colega.
Referências:
Dicionário
Priberam.
Disponível em https://dicionario.priberam.org/
Acesso em 25/07/2019 às 08:19 horas.
ANJOS,
G. Identidade sexual e identidade de
gênero: subversões e permanências. Disponível
em http://www.scielo.br/pdf/soc/n4/socn4a11.pdf
Acesso em 25/07/2019 às 08:27 horas.
PAULINO-PEREIRA,
F.C. SANTOS, L.G.A. MENDES, S.C.C. Gênero e Identidade:
Possibilidades e contribuições para uma cultura de não
violência e equidade. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/psoc/v29/1807-0310-psoc-29-e172013.pdf
Acesso em 25/07/2019 às 08:21 horas.
Titanium Cost | Tithi Engineering | Tithi Engineering
ResponderExcluirTithi Engineering supplies engineering solutions, engineering engineering services and titanium wedding band sets manufacturing technology ford fusion hybrid titanium solutions titanium bar stock and winnerwell titanium stove equipment for over 40 universities titanium carabiners and