O Projeto de Ação na Escola (PAE) trata-se de um projeto desenvolvido no curso de Especialização Lato Sensu em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação (TIC Edu) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Consiste em planejar e aplicar um projeto escolar que utilize uma das metodologias educativas construtivistas (Projeto de Aprendizagem, Unidade de Aprendizagem ou Metodologia das Árvores) e tecnologias.
Como já descrito aqui no blog, optei por utilizar a Metodologia das Árvores, que facilita muito para quem não está em sala de aula, pois é uma tarefa tranquila para desenvolver em até 3 horas/aula. O público-alvo do meu projeto foram os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no pólo de São Lourenço do Sul.
A primeira parte do PAE foi realizada no dia 10/10/2013, estiveram presentes 15 alunos (Figuras 1 e 2) e foi proposta a construção das árvores conflito e solução.
Figuras 1 e 2 - Público alvo do projeto, em grupos para a definição do conflito.
Fonte: Arquivo Pessoal.
Para iniciar as atividades fiz uma breve apresentação do curso e de que se tratava o projeto. A partir daí entreguei um folder explicativo com um breve resumo do projeto, constando as etapas do mesmo e o cronograma. Então fiz a exposição do que é a Metodologia das Árvores e das partes das árvores que seriam construídas (Árvore conflito e árvore solução. Lembrando que na árvore conflito as raízes correspondem às causas do conflito, o tronco é o conflito e os galhos são as consequências desse conflito; já na árvore solução, as raízes correspondem aos meios para o alcance da solução, o tronco é a solução do conflito e os galhos são as consequências da solução do conflito.
O público pôde escolher entre formar grupos para os diferentes conflitos que surgissem ou a construção de uma árvore única para o grupo. Ao debatermos os conflitos, chegamos a conclusão de que o conflito principal era o mesmo para todos os alunos. Então as árvores foram construídas no quadro branco.
Figura 3 - Árvores conflito e solução construídas.
Fonte: Arquivo Pessoal.
Na árvore conflito, o problema apresentado foi a 'Falta de conhecimentos em Geometria Analítica'; as causas foram: falta de conhecimentos prévios, tradicionalmente se vê pouca geometria nas escolas, falta motivação e disciplina para o estudo, deficiências no ensino sem a utilização de materiais concretos ou softwares; nos galhos foram elencadas as consequências do conflito: dificuldade na aprendizagem, sem conseguir realizar as atividades do propostas, rodar nas provas, não conseguir acompanhar o desenvolvimento dos conteúdos, dificuldade nos estágio, como ensinar o que não se sabe?!
Na árvore solução, a solução do conflito foi 'Estudar para compreender a Geometria Analítica'; os meios para o alcance da solução foram: pesquisar para construir conhecimento, estudar em grupo para trocar informações, buscar motivação e disciplina para estudar, estudar com planejamento, buscar novas formas de ensino através de laboratório de matemática, softwares, ova, material concreto e material lúdico; as consequências do alcance da solução são: aprender e saber ensinar aos alunos, desenvolver com facilidade as atividades propostas, passar, estar melhor preparado profissionalmente, compreender o conteúdo de geometria analítica.
Com as árvores construídas foi solicitado ao público que estudasse sobre Geometria Analítica para que no próximo encontro fosse construído um mapa conceitual em conjunto através do software CmapTools.
No segundo encontro, dia 17/10/2013 foi proposta a construção de um mapa conceitual com a utilização do datashow, do computador e do software CmapTools. Estiveram presentes 16 alunos.
Figura 4 - Encontro para construção do mapa conceitual.
Com as árvores construídas foi solicitado ao público que estudasse sobre Geometria Analítica para que no próximo encontro fosse construído um mapa conceitual em conjunto através do software CmapTools.
No segundo encontro, dia 17/10/2013 foi proposta a construção de um mapa conceitual com a utilização do datashow, do computador e do software CmapTools. Estiveram presentes 16 alunos.
Figura 4 - Encontro para construção do mapa conceitual.
Fonte: Arquivo Pessoal.
Figura 5 - Mapa conceitual construído.
A construção do mapa conceitual rendeu um bom debate sobre os conceitos de Geometria Analítica, uma vez que um mapa conceitual é bastante subjetivo e sua interpretação/construção é muito pessoal. O mapa construído encontra-se na Figura 5 e apresenta os principais estudiosos da Geometria Analítica, sua utilização, sua base e o que abrange como retas, pontos circunferências, vetores e cônicas.
Figura 5 - Mapa conceitual construído.
Fonte: Arquivo Pessoal.
A terceira etapa do PAE consiste no compartilhamento e interação via Facebook, conforme for sendo colocada em prática será atualizado este post.
Daniele Bracher
Pós graduanda em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação
pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Relato escrito em 20/10/2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário