terça-feira, 16 de julho de 2013

Critérios de Divisibilidade: Jogo da Memória


            Os Critérios de Divisibilidade são regras que mostram quando um número natural é divisível por outro. Lembrando que um número será divisível por outro quando a divisão resultar em um quociente com resto zero. Esses critérios auxiliam na previsão de alguns cálculos e também na simplificação de frações. As regras mais usuais, baseadas em ANDRINI (2009) são:



* Divisível por 2

Um número natural é divisível por 2 quando esse número for par, ou seja, quando o último algarismo for 0, 2, 4, 6, 8.

Exemplo: 3428 – o algarismo das unidades é 8, que é par.


* Divisível por 3

Um número natural é divisível por 3 quando a soma dos valores absolutos dos seus algarismos for um número múltiplo de 3.

Exemplo: 5463 => 5+4+6+3 = 18 /3 =6


* Divisível por 5

Um número natural é divisível por 5 quando seu último algarismo for 0 ou 5.

Exemplo: 5895 – o algarismo das unidades é 5, logo será divisível por 5.


* Divisível por 6

Um número natural é divisível por 6 quando ele for divisível por 2 e por 3 ao mesmo tempo.

Exemplo:  546 => termina em par e  5+4+6 = 15 /3 =5


* Divisível por 9

Um número é divisível por 9 quando a soma dos valores absolutos dos seus algarismos for um número múltiplo de 9.

Exemplo: 2781 => 2+7+8+1 = 18/9 = 2


* Divisível por 10

Um número é divisível por 10 quando o último algarismo for 0 (zero).

Exemplo: 5800 => o algarismo das unidades é zero, logo é divisível por 10.



            O ideal é que os critérios sejam apresentados aos alunos acompanhados do porquê de determinada regra, até para que os alunos não somente “memorizem” as regras, mas entendam aquilo que estão fazendo.

            Uma estratégia para estimular o interesse dos alunos na aprendizagem desses critérios é o desenvolvimento de um jogo. Sabemos que os jogos são importantes recursos educacionais, despertando no aluno o prazer no aprender matemática e a socialização. Para STAREPRAVO (2009, p.19)


“os jogos exercem um papel importante na construção de conceitos matemáticos por se constituírem em desafios aos alunos. Por colocar as crianças constantemente diante de situações-problema, os jogos favorecem as (re)elaborações pessoais a partir de seus conhecimentos prévios. Na solução dos problemas apresentados pelos jogos, os alunos levantam hipóteses, testam sua validade, modificam seus esquemas de conhecimento e avançam cognitivamente.”


              Em minha terceira aula do estágio de matemática no Ensino Fundamental abordei os Critérios de Divisibilidade, com alunos da 5ª série (6º ano). Para isso construí um Jogo da Memória cujo link para impressão está AQUI. Fiz a impressão das cartas, recortei e colei em um quadrado de EVA, separando os divisores de uma cor e os múltiplos de outra. (Figura 1)

                                                                             Figura 1


        Lembrando que para não haver duplicidade de divisores, fiz apenas 2 critérios por jogo. Por exemplo, um deles com os critérios de 2 e 9 (Azul e Amarelo); outro com os critérios de 5 e 6 (Roxo e Verde) e outro com os critérios de 3 e 10 (Rosa e Vermelho) como apresentado na Figura 2.


 Figura 2

          Para jogar os alunos deverão formar duplas e dispor as cartas com os números voltados para baixo (Figura 3). O primeiro jogador virará uma carta de cada cor, se formar um par de múltiplo e divisor, ele joga novamente, se não, passará a vez ao colega. (Figura 4). Ganhará a partida aquele que, ao final, tiver o maior número de pares. O objetivo do jogo é desenvolver no aluno a habilidade de identificar, através dos critérios, se um número é divisor de outro.


Figura 3




Figura 4

             Foi uma experiência proveitosa, principalmente por notar o interesse dos alunos na atividade. E embora seja uma atividade mais demorada, compensa pelos resultados obtidos.


Referências:
 ANDRINI, Álvaro. Praticando Matemática – 5ª Série. São Paulo: Editora do Brasil, 1989.
 STAREPRAVO, Ana Ruth. Mundo das Ideias: Jogando com a Matemática, Números e Operações. Curitiba: Aymará, 2009.


Daniele Bracher
Acadêmica do 5º semestre do curso de Licenciatura em Matemática pela UFPEL.
Relato escrito em 15/07/2013.

6 comentários:

  1. Olá Dani, eu baixei o arquivo para imprimir pois estou trabalhando com o 6ano os critérios e buscando na internet achei teu blog, mas no imprimir só imprime os divisores e não os números, será que estou fazendo a impressão certa, desde já agradeço pelo seu espaço. Adorei, Parabéns!

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  2. Olá, baixei o arquivo e fiz umas modificações para poder trabalhar com ele na escola. Inclui na tabela os divisores e ao aplicar posso dizer que foi um sucesso. Obrigada e parabéns pelo seu trabalho.

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  3. Boa tarde, gostei muito da ideia! O acesso pode ser liberado para eu poder fazer a impressão?

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  4. Olá, não consegui o acesso ao link para impr9

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  5. Parabéns pela atividade, utilizei com minha turma de 6º ano e foi uma atividade bem proveitosa.

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