domingo, 15 de setembro de 2013

Oficina "Vivenciando a cooperação, fazendo uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA)".


No dia 10/09/2013 foi realizada uma oficina na Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Luiz, na cidade de Camaquã, sobre a utilização de OVA em sala de aula. Como a Carla ministra aulas de Português nesta escola optamos por buscar atividades dessa área do conhecimento. Foram escolhidos três OVA para a atividade, sobre Interpretação de texto, sobre Substantivos e sobre Separação de Sílabas.
Os objetivos da oficina foram:
  • Mostrar aos alunos o uso e os recursos da utilização das TICs a favor de sua aprendizagem;
  • Buscar conteúdos de forma clara e abrangente onde fosse possível trabalhar a disciplina sem grandes rejeições por parte dos alunos, uma vez que o uso do computador em aula torna-se um facilitador na aplicação de conteúdos;
  • Identificar as TICs como ferramentas Educacionais;
  • Praticar a interpretação de texto através de outros recursos, como vídeos e imagens;
  • Praticar a separação silábica;
  • Praticar a classificação de substantivos;
  • Dissertar a respeito dos OVA utilizados.
A turma foi composta por 11 alunos do EJA das 5ª e 6ª séries, a maioria com idade entre 15 e 20 anos e residentes na cidade de Camaquã.
Baseados nas concepções construtivistas buscamos conhecer os conhecimentos prévios desses alunos a respeito das TICs, através de um diálogo sobre sua utilização no cotidiano de cada um. Após, apresentamos as TICs e seu uso benéfico na educação, através do vídeo “A importância das TICs na educação”, onde os alunos puderam perceber a evolução das tecnologias e as potencialidades de seu uso em sala de aula.
A partir daí passamos para a utilização dos OVA, foi criado uma apresentação de slides com imagens sobre os passos para a utilização dos OVA selecionados. Sobre a utilização dos OVA em sala de aula, ANDRADE e SCARELI (2011, p.5) destacam que "O Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) é um recurso digital auxiliar no processo ensinar-aprender, e como característica principal deve ser reutilizável e estimular a criatividade e imaginação do aprendiz, eles enriquecem a prática do professor em sala de aula e facilita a compreensão dos alunos." O primeiro OVA a ser utilizado foi da “Educopédia”, sobre Interpretação de informações nos textos (Figura 1), é um OVA bastante completo e focado no EJA, que apresenta os objetivos e inúmeras atividades como vídeos, imagens, charges, tirinhas e variadas formas de comunicação com o aluno.

Figura 1 – Tela do Ova Interpretando Informações no texto.
Fonte: Educopédia

O segundo OVA utilizado foi do site “Só Português”, sobre Substantivos, que consistiu em um jogo sobre a classificação dos substantivos (Figura 2). Esse objeto veio bem a calhar, pois é exatamente esse conteúdo que os alunos da 5ª série estão tendo em suas aulas.

Figura 2 – Tela do Ova Jogo dos Substantivos.
Fonte: Só Português

E o terceiro OVA buscou a retomada de um conteúdo visto anteriormente em sala de aula com os alunos, sobre Separação silábica (Figura 3), também é um OVA disponibilizado no site “Só Português”.

Figura 3 – Tela do Ova Separe em Sílabas.
Fonte: Só Português

A última atividade de nossa oficina foi a entrega de um questionário para os alunos, visando identificar o perfil desses alunos, sua interação com as TICs e também suas percepções a respeito dos OVA utilizados.
No desenvolvimento das atividades sempre houve uma colaboração eficaz por parte dos alunos ao desenvolverem os conteúdos e na conclusão também os mesmos apresentaram interesse, onde pode-se mensurar o resultado positivo da aplicação dos OVA. Também através da pesquisa realizada constatamos que 90% dos alunos possuíam computador e acesso a internet em casa, mas nenhum deles relatou conhecer os OVA. Quanto a utilização das TICs, todos os alunos (com exceção daquele que não possui computador) relataram utilizar computador e internet basicamente para acessar o e-mail e as redes sociais. As últimas questões da pesquisa perguntavam especificamente sobre a utilização dos OVA, e a totalidade dos alunos respondeu achar válida sua utilização em sala de aula. Os comentários a respeito da oficina foram positivos e mostraram o desejo de que mais aulas sejam ministradas dessa forma. Na Figura 4 temos os alunos utilizando os OVA durante a oficina.

Figura 4 – Alunos realizando a oficina.
Fonte: Arquivo Pessoal

Lembrando que a oficina contou com o apoio da direção da escola que gentilmente cedeu o espaço e anteriormente foi necessário testar os OVA nos computadores da escola, para ter certeza que os mesmos poderiam ser utilizados ali. No nosso caso foi necessária a instalação do Adobe Flash Player para que os recursos dos OVA funcionassem adequadamente. No mais a sala de informática estava completa, com os computadores e com o datashow instalado.
Como já mencionado a aceitação dos alunos foi muito boa, alguns tiveram maior dificuldade, acreditamos que por não estarem acostumados a utilizar esses recursos, mas sempre que um aluno tinha dificuldade outro imediatamente auxiliava. Pode-se dizer que foi uma turma muito receptiva à novidade e com alto grau de cooperação.
Na análise do grupo a atividade foi plenamente satisfatória, uma vez que despertou em tempo integral o interesse dos alunos, não causando insatisfação no desenrolar das atividades no uso dos OVAS. Os objetivos certamente foram alcançados diante da colaboração e satisfação dos alunos ao trabalharem com os OVAS propostos por nós.
Através da avaliação positiva feita pelos alunos pode-se mensurar o sucesso da proposta. Concluímos que a utilização das TICs em aula, aliada a uma mediação pedagógica adequada, desperta um interesse maior dos alunos em praticar atividades dentro do conteúdo das disciplinas.

Figura 5 – Grupo de trabalho.
Fonte: Arquivo Pessoal


Referências:
ANDRADE, J.G. SCARELI, G. Rived e suas Potencialidades na Educação: os objetos virtuais de aprendizagem em questão. V Colóquio Internacional: Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão - SE 2011. Disponível em http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%208/PDF/Microsoft%20Word%20-%20RIVED%20E%20SUAS%20POTENCIALIDADES%20NA%20EDUCAcaO%20OS%20OBJETOS%20VIRTUAIS%20DE%20APRENDIZAGEM%20EM%20QUESTaO.pdf Acessado em 07/09/2013 às 11:49 horas.

Interpretando informações no texto [site] Disponível em http://www.educopedia.com.br/Cadastros/Atividade/Visualizar.aspx?pgn_id=66366&tipo=2&pgant=v Acesso em 08/09/2013 às 15:15 horas.

Jogo dos Substantivos [site] Disponível em http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos.php# Acesso em 07/09/2013 às 08:50 horas.


Jogo da Separação Silábica [site] Disponível em http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos.php# Acesso em 07/09/2013 às 09:00 horas.




Daniele Bracher
José Luiz Pereira Villar
Carla Patrícia Hoppe Kruger

Pós Graduandos em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - (TIC Edu - FURG)

Relato escrito em 15/09/2013.